quinta-feira, outubro 24, 2013

de de

Emagreça com saúde!

Na tentativa de perder peso e conquistar o tão sonhado “corpo perfeito”, muitas mulheres, começam a fazer  as famosas dietas milagrosas, e acabam esquecendo que qualquer prática executada de forma errada acaba prejudicando quem está tentando emagrecer .

Algumas mulheres pensam que ficar longos períodos sem se alimentar (jejum) é o melhor jeito para emagrecer, no entanto, o corpo humano é muito inteligente, uma vez que se adapta a diversos estilos de vida como, por exemplo, quando ficamos várias horas sem comer o nosso corpo passa a poupar energia. Isto dificultará na perda de peso e, ao fazermos a próxima refeição estaremos com maior apetite e, consequentemente, acabamos por ingerir mais alimentos, do que o necessário, fazendo com que a ingestão seja maior que o gasto de energia.
Por isso, o recomendado é que, se faça refeições de três em três horas, fazendo com que o metabolismo do seu corpo fique acelerado e seu apetite diminuído, acarretando em um emagrecimento mais saudável. Devemos ter em mente que uma dieta deve ser equilibrada, incluindo todos os grupos alimentares. Que dividem-se em 3 grupos: construtores, energéticos e reguladores.
Cada grupo alimentar tem nutrientes diferentes e necessários para o bom funcionamento do organismo, por isso, devem está presentes na dieta.

Alimentos construtores-são os que fornecem proteínas ao nosso corpo. Têm função construtora. As substâncias contidas nesses alimentos formam e mantém os músculos, o sangue, os ossos, a pele, os órgãos e o cérebro. tem a função também de construir novos tecidos, promover o crescimento e ajudar para a resistência do organismo às doenças.
Fontes – Ovos, leite e derivados, carnes, leguminosas secas (feijão, lentilha, ervilha, soja).


Alimentos energéticos -fornecem carboidratos e lipídeos para o corpo.
*Carboidratos -Com algumas exceções são de origem animal. Sua função na alimentação humana é a de fornecer energia. São assim chamados por funcionarem em nosso organismo como verdadeiros combustíveis. 
Fontes - Pães, raízes, doces, cereais (Milho, arroz, trigo, aveia), açúcares.       
*Lipídeos - Possuem alto valor energético e transportam as vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K) protegendo os órgãos vitais e o organismo contra a perda excessiva de calor.
Fontes - Gorduras e óleos.

Alimentos Reguladores -são os que fornecem vitaminas, minerais, fibras e água. 
Vitaminas - São compostos orgânicos que aparecem nos alimentos em pequenas concentrações, mas que cumprem funções específicas e essenciais nas células e nos tecidos do corpo. Não podem ser sintetizadas pelo organismo e sua falta ou absorção errada provoca doenças de carência específica. Por isso as vitaminas não podem faltar na alimentação.
Fontes - Legumes, verduras e frutas.
 Minerais -  São encontrados no corpo e nos alimentos. Fazem parte de vitaminas, enzimas e hormônios e fornecem os constituintes para solidificar dentes e ossos. Cálcio, fósforo, cloro e  enxofre são necessários no organismo em grandes quantidades diárias. Ferro, zinco, flúor, cobre, cromo, iodo e cobalto são necessários em quantidades menores.
Fontes – Legumes, verduras e frutas.
Fibras - Constituem o material de parede da célula vegetal, com estruturas que dão forma e textura: películas, cascas, sementes, etc. Não são absorvidas ou digeridas pelo nosso organismo. Mesmo sem terem valores energéticos e nutritivos, agem ativamente no mecanismo de digestão, facilitando e completando. Auxilia o alimento a se movimentar através do intestino, ajudando assim no seu funcionamento. Nosso intestino trabalhará com dificuldade se tiver poucas fibras. É aconselhável que um adulto consuma 25 a 35 g/dia de fibras.
Água - é o mais importante componente do corpo humano e constitui cerca de 2/3 do peso corpóreo total. Unida ao oxigênio, a água é o elemento mais importante para a manutenção da vida. A água possui funções reguladoras e construtoras.


Importante ressaltar que qualquer tipo de dieta varia de pessoa para pessoa, por isso, é importante o acompanhamento de um profissional especializado na área.
Espero que as dicas tenham sido úteis meninas. Nada de fazer dietas malucas. Sei que a vontade de emagrecer é grande, e acaba falando mais alto, mas é preciso emagrecer com saúde!


Beijitos e até o próximo post!

2 comentários:

  1. Muito boa as dicas, nada como ter uma alimentação saudável e balanceada! http://mundoamandasantos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário