quarta-feira, outubro 30, 2013

de de

Dicas para organizar sua vida

Hoje são tantas tarefas diárias, tantos compromissos, que é difícil conseguir cumprir tudo  em 24h. Eu particularmente tenho bastante dificuldade em organizar minhas tarefas dentro do tempo disponível e fico imaginando como é que pode existir gente que trabalha fora de casa, faz faculdade, cuida da casa, dos filhos, do marido e ainda consegue ter tempo pra malhar, fazer as unhas, arrumar o cabelo. Noossa! É muita coisa pra uma pessoa só! Mas, isso é possível sim, e qualquer pessoa pode dar conta de todas as tarefas, basta se organizar!
Eu não sou nem um pouco organizada, e sei o quanto isso me atrapalha no dia-a-dia e cada dia percebo a grande necessidade de me organizar. 
Eu acredito que não sou a única a ter dificuldades  com a organização, por isso decidi compartilhar com vocês algumas dicas que estou seguindo pra me ajudar a otimizar meu tempo e melhorar minha organização. É uma mudança que requer um pouco de tempo para adaptação. Ainda não me adaptei rsrs, mas tô tentando seguir o máximo que posso, até um dia conseguir me organizar totalmente :)

Então vamos às dicas:
1. Estabeleça uma rotina- Todo mundo tem tarefas diárias, então comece fazendo uma lista de todas as suas tarefas. Por exemplo, trabalho, faxina, lavar pratos, fazer almoço, lavar roupas, etc. Com a lista de rotina pronta fica bem mais fácil de organizar o próximo passo.

2. Faça um quadro de horários com os dias da semana- Esse quadro pode ser feito no computador,como planilha ou tabela e também pode ser feito em um caderninho, pode fazer também em forma de mural, você vai escolher a maneira que se adeque melhor a você. No computador não funciona bem pra mim, porque nem sempre tenho como acessar o que preciso, então optei pelo caderninho, que é mais acessível. Nesse quadro você vai distribuir sua lista de rotinas de acordo com seu horário disponível durante o dia da semana correspondente, desde a hora que você acorda até a hora que costuma dormir naquele dia. Por exemplo, durante a semana você costuma acordar às 6h, às 8h você vai para o trabalho, meio dia você almoça. No final de semana acorda às 9h, almoça às 14h, etc.Vou deixar o link de um quadro que eu fiz e vocês podem usar como base para o quadro de vocês. Quadro de horários AQUI.

3. Utilize uma agenda- Um acessório simples e muito eficaz é a agenda. Ela vai ser sua aliada no processo de organização. Anote seus compromissos no dia em que devem ser realizados. Isso vale para consultas médicas, afazeres domésticos, aniversário do filho, marido, enfim, tudo que você precise lembrar pra ser feito naquela determinada data. Isso é muito importante, pois vai evitar, por exemplo, que você agende vários compromissos no mesmo horário e não consiga cumpri-los, evita que você esqueça datas importantes, etc.

4.Caderno de organização- Ah! Com certeza é o que mais tem me ajudado na organização. Nele, eu organizo praticamente tudo! Comprei um caderno pequeno, simples, e dividi em sessões pra facilitar ainda mais. São 7 divisórias: Caixa de entrada, rotina, agenda, blog, projetos, finanças e wishlist. Vou falar mais sobre os detalhes em outro post destinado somente ao "caderninho de organização".

Essas são as dicas que tem dado certo pra mim. À medida que eu for acrescentando mais algum recurso pra me organizar, eu venho aqui contar tudinho pra vocês.

E se vocês quiserem saber mais sobre organização, tem 2 blogs que eu amoooo e sempre acompanho as dicas. Inclusive, comecei a me organizar depois que comecei acompanhar esses blogs. Tem muita inspiração!
O primeiro é o Blog Vida Organizada, da Thaís. Ela é organizadora profissional, tem dicas maravilhosas pra simplificar nossa vida.
O segundo é o Blog Morando Sozinha. Quem escreve é a Franciele, super fofa. Sou apaixonada pelo blog dela. As imagens são lindas, dicas super úteis de decoração, organização. Dá pra ver que ela faz com muito amor, é tudo lindo!

Por hoje é só meus amores. Espero que vocês tenham gostado das dicas. E se tiverem alguma dica também, podem me mandar, vou adorar saber!

Beijos gatonas, fiquem com Deus e até mais!

4 comentários:

  1. Simplesmente amei o post !!
    Vou seguir suas dicas, para me organizar melhor ^-^
    -Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Que legal! Eu sempre organizo as minhas tarefas. Já até garanti a minha agenda 2014! Haha
    BLOG ME CONTA MAIS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso comprar a minha agenda 2014 também. Nossa agenda ajuda muuuito na organização!

      Excluir

Deixe seu comentário